A exemplo da quase totalidade das cidades localizadas na zona fisiográfica do noroeste paranaense, Inajá teve origem num patrimônio planejado e formado pela Companhia de Terras Norte do Paraná, hoje Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP).
Depois de haver fundado várias dezenas de grandes e importantes cidades e núcleos populacionais, desbravando e povoando o setentrião paranaense, a Companhia de Melhoramentos Norte de Paraná mandou medir e demarcar, em junho de 1952, a área onde surgiu o Patrimônio de Inajá.
Com a chegada da frente migratória, iniciou-se uma fase de progresso e atividades, construindo-se então os fundamentos básicos da povoação, pensão, farmácia, escola e a igreja, que foi dedicada a São Pedro, padroeiro do lugar.
Posteriormente, de acordo com a Lei Estadual Nº. 106, de 13 de junho de 1955, Inajá foi elevado à categoria de Distrito, pertencente ao município de Nova Esperança. Mais tarde passou a pertencer ao município de Paranacity.
Em 25 de janeiro de 1961, de acordo com a Lei Estadual Nº. 4.338, ascendeu à categoria de município, desmembrando-se do município de Paranacity, e em 15 de novembro de 1961, foi instalado oficialmente.
Consta que os primeiros moradores ao se estabelecerem na região, muitos dos quais vindos da região nordeste do país, encontraram no local uma palmeira conhecida como “Inajá” na sua zona de origem, passando a chamar o lugar que escolheram para morar com esta denominação. O aniversário da cidade é no dia 15 de novembro.
Inajá é um município brasileiro do Estado do Paraná.
Localiza-se a uma latitude 22º44’57” sul e a uma longitude 52º11’53” oeste, estando a uma altitude de 408 metros. Sua população estimada em 2010 era de 2988 habitantes.
Possui uma área de 194,89 km2.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.